Quando os argumentos não são suficientes:
Testes evolutivos: A cooperação:
Testes evolutivos: O auto-reconhecimento:
Saber mais
Testes evolutivos: A aprendizagem:
Testes evolutivos: A memória instantânea:
Evolução do Homem em 3 minutos:
Compilação e montagem de:
Grupo 6 12º B Área de Projecto 2008/2009
Este video sobre o nosso projecto apresenta até algumas presvisões pouco animadoras para o nosso futuro, esta nas maos de cada um evitar que isso aconteça.
Ida, o mais velho antepassado do homem
Dia do projecto (Parte 1):
Imagens realistas dos nossos parentes evolutivos ja extintos.
O Dia do projecto (parte2):
Varios alunos e professores mostraram-se interessados no tema do projecto, mas poucos se deixaram apanhar pelas camaras.
Agradecemos à escola pelo espaço cedido para a apresentação do nosso trabalho desenvolvido com muito empenho ao longo deste ano lectivo e agradecemos principalmente a quem visitou a actividade ou mesmo os nossos sitios na internet.
Darwin: Não percam o proximo episodio...
Darwin morreu a 19 de Abril de 1882, deixando extensa obra. E apesar das campanhas da Igreja contra as suas ideias, foi sepultado em Westminster, ao lado de Isaac Newton. Um comentário do filho desafia-nos: "Consegue imaginar que conversas deliciosas o pai e Sir Isaac terão à noite, depois da abadia fechar e tudo ficar quieto?"
Mais peixe que animal Terrestre:
Lamack vs Darwin
Tentilhoes ameaçados por praga de moscos:
Tentilhoes de Darwin:
EUA: Regressão na realidade?
A viagem que mudou o mundo:
Charles Darwin:
A partir daí o mundo nunca voltou a ser o mesmo segundo a sua prespectiva. A sua teoria foi severamente recusada na sua altura mas amplamente aceite nos dias de hoje.
O nascimento de uma nova espécie:
A) Uma população inteira muda na totalidade, acumulando um grande número de variações até os seus membros se tornarem profundamente diferentes dos seus antepassados.
B) Mais frequente, uma parte da população diversifica-se da originária, acabando por constituir uma nova espécie.
Selecção Natural:
Parentesco muito chegado:
Previsões evolutivas de outros séculos:
Entretanto, os horrores do século XX e a possibilidade concreta de aniquilação da espécie humana não confirmaram essas previsões, e na virada para o século XXI eram poucos os que pensavam como os homens e as mulheres de cem anos antes.
Neanthertal: Será este o futuro perdido no passado?
Pode-se retirar a conclusão de que se torna numa espécie de ciclo: novas tarefas estimulam o cérebro e permitem a sua evolução, enquanto que um cérebro melhor estimulado e consequentemente desenvolvido permite a realização de novas tarefas.
O crânio do Australopithecus Aferensis possuía um volume aproximado de 400 cc, o Homo Habilis rondava os 750 cc, o Homo Erectus rondava 1100-1200 cc.
Por este ponto de vista evolutivo o nosso mais famoso relativo ja extinto o Neanthertal poderia ser o nosso sucessor em termos de capacidade cerebral uma vez que os seus 1500 cc são superiores aos nossos actuais 1400 cc. Mas no entanto estes possuiam uma massa corporal muito maior, sendo superiores em termos de robustez e constituição óssea. Sendo assim menor a relação entre massa corporal e massa encefélica, o que leva muitos investigadores a ignorar essa maior capacidade cerebral.
Resultado de sucessivas batalhas pela sobrevivência:
- Fomos grandes primatas, um grupo que há cerca de 15 M.a. quase se extinguiu em competição com os macacos; mas fomos mais fortes.
- Fomos primatas, um grupo de mamíferos que há cerca de 45 M.a. quase se extinguiu em competição com os roedores; fomos mais fortes.
Isto e muito mais competiçoes que por grande sorte ainda cá estamos hoje para as contar.
O homem do futuro:
Fixismo:
Recolecção:
A maior exposição sobre Darwin (Lisboa):
Charles Darwin, o homem que defendeu a adaptação das espécies ao meio e escreveu a «Origem das espécies», obra que expõe a teoria da selecção natural.Darwin acreditava na unidade da espécie humana, apesar de todas as suas variações: acreditava na unidade de todas as espécies, que teriam evoluido transformando-se a partir de um antepassado comum.
A exposição abriu ao publico, dia 13 de Fevereiro e fica até ao final de Maio para ser visitada de terça a domingo, entre as 10 e as 18 horas. Ficam aqui algumas imagens:
O Evolucionismo:
Este artigo encontra-se incompleto: ver artigo completo