Neanthertal: Será este o futuro perdido no passado?

Ao longo de milhares de anos o volume craniano humano tem vindo a aumentar de modo a suportar o também crescente cérebro. Ao analisar-se a evolução humana é inevitável relacionar inteligência com tamanho do cérebro.
Pode-se retirar a conclusão de que se torna numa espécie de ciclo: novas tarefas estimulam o cérebro e permitem a sua evolução, enquanto que um cérebro melhor estimulado e consequentemente desenvolvido permite a realização de novas tarefas.
O crânio do Australopithecus Aferensis possuía um volume aproximado de 400 cc, o Homo Habilis rondava os 750 cc, o Homo Erectus rondava 1100-1200 cc.

Por este ponto de vista evolutivo o nosso mais famoso relativo ja extinto o Neanthertal poderia ser o nosso sucessor em termos de capacidade cerebral uma vez que os seus 1500 cc são superiores aos nossos actuais 1400 cc. Mas no entanto estes possuiam uma massa corporal muito maior, sendo superiores em termos de robustez e constituição óssea. Sendo assim menor a relação entre massa corporal e massa encefélica, o que leva muitos investigadores a ignorar essa maior capacidade cerebral.

Sem comentários: